Biografia

Glauber Braga
é advogado

Advogado de formação e nasceu em 1982 na cidade de Nova Friburgo -RJ. Exerce pela quinta vez consecutiva o mandato de deputado federal.

Presidente da Comissão
em 2014

Presidente da Comissão de Educação em 2014

Líder
em 2017

Foi líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados em 2017

Reeleito pelo PSOL
em 2022

Em 2022 foi reeleito pelo PSOL para mais um mandato.

Presidente da Comissão
em 2024

Presidente da Comissão de Legislação Participativa em 2024.

Parlamentar
Socialista

É um parlamentar socialista, preocupado com a soberania e organização popular no enfrentamento à concentração de riquezas.

Constrói um mandato participativo, caracterizado pela permanente audiência popular, pelo contato permanente com as comunidades, os sindicatos de classe e as lutas dos trabalhadores.

Glauber
é transparência

As emendas parlamentares individuais do seu mandato resultam de consultas diretas à sociedade, mediante plenárias que percorrem todo o Estado e nas quais cada um dos presentes apresenta sua proposta e discute livremente, decidindo onde os recursos devem ser aplicados. As proposta eleitas são as que Glauber indica ao Orçamento da União. Na contramão do Orçamento Secreto das forças conservadoras, Glauber adota o máximo de transparência.

Definido
politicamente

Definido politicamente, o mandato de Glauber enfrenta desafios. Na votação do impeachment contra a Presidente Dilma Rousseff não se intimidou, anunciou seu voto pelo Não e no microfone do plenário da Câmara expressou o sentimento da nação: “Eduardo Cunha, você é um gângster”. Quando Sérgio Moro ainda era tratado como “herói” por alguns, o acusou, cara a cara, em Comissão na Câmara dos Deputados, de “Juiz Ladrão.”

Glauber luta por uma educação pública, gratuita, e de qualidade

Defende uma nova sociedade garantidora de direitos sociais. Luta contra as privatizações, promovidas em proveito do grande capital e em prejuízo da sociedade. Luta na defesa do patrimônio nacional, econômico, e ecológico. Cuida das riquezas do nosso país. Defende a recuperação da indústria como geradora de emprego e renda. Está na linha de frente da defesa dos sindicados, dos direitos dos trabalhadores e dos assalariados de um modo geral.
Foi Relator da Comissão Especial de Medidas Preventivas Diante das Catástrofes Climáticas. Seu relatório gerou a primeira Lei Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres Climáticos(12.608): o Estatuto de Proteção e Defesa Civil. Defende políticas públicas para pessoas com deficiência, o cuidado com a saúde mental através do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, a defesa do meio ambiente, a proteção aos direitos de pessoas em situação de rua e luta por moradia popular.